O Brasil é um país negro. Durante séculos recebeu mais de 4 milhões de pessoas vindas da África, trazidas para cá com o comércio de escravos nos meados do ano 1500 e é parte da formação étnica-racial do povo brasileiro.
Embora tenham conseguido a liberdade no final do século XIX, a comunidade negra não teve assegurado os mesmos direitos dos brancos tendo, largamente, sofrido na pele a descriminação racial, a humilhação e a exclusão nas mais diversas formas de expressão, sobretudo na educação e nas artes.
No entanto, vemos nestas últimas décadas a forte presença de elementos da cultura negra na música, literatura, dança, teatro, cinema, e em muitas outras linguagens artísticas, depois da incansável luta de movimentos sociais, lideranças e de grandes personalidades famosas. Essas pessoas têm usado o seu lugar de fala para mostrar à toda sociedade o real valor da cultura afro-brasileira através de um incrível legado de obras, manifestações e saberes, que são também parte do nosso Patrimônio Cultural Brasileiro.
Conheça as origens desta rica e surpreendente cultura: